Um encontro inesquecível de clássicos personagens comemora os 70 anos do clássico "O Pequeno Príncipe"

14:41:00Rio de Leitura


          • Fato verídico ou lendário, conta-se que o escritor, ilustrador e piloto Saint-Exupéry, teria feito aqui, em terras potiguares, os desenhos do seu livro mais famoso: o clássico “O Pequeno Príncipe”.  Não apenas nessa obra, que narra a história de um piloto que sofre um acidente e cai no deserto do Saara, mas em outros escritos seus, elementos da aviação tem presença marcante.

          • O poeta e presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANL), Diógenes da Cunha Lima, também é um apaixonado pela fábula do pequeno príncipe, obra que atravessa gerações pelo seu encanto: o também escritor tem 60 (sessenta!) edições da obra em diferentes línguas.

          • Em Parnamirim, cidade nascida em meio à aventura dos pioneiros da aviação civil, na cidade do rio pequeno, uma escola se destaca na literatura. É a Escola Íris de Almeida, igualmente amante dos clássicos.

          E foi no baobá, árvore-rei, tipicamente africana, amada pelo ensaísta potiguar e descrita no relato fantástico de Exupery, que se deu o encontro entre meninos e meninas de Parnamirim,  o escritor francês e Diógenes da Cunha Lima.  O ambiente é poético, embaixo da sombra do baobá, crianças da escola leram e apresentaram trechos do clássico e conheceram as várias versões que tem o presidente da ANL em exposição no local.








          Como em toda boa história, as narrativas formam um todo harmônico, com todos os elementos interligados: a jornada de um personagem está ligada a do outro.  E assim, Escola Íris de Almeida, Exupery e Diógenes da Cunha Lima - todos amantes da poesia, da aviação e da natureza – apesar de estarem envolvidos em enredo que desconhece épocas, marcaram encontro às quatro da tarde, embaixo da árvore de altura descomunal e circunferência avantajada, mas às três horas todos nós já eramos felizes.

.
Crianças abraçam o baobá







Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato